quarta-feira, 5 de março de 2014

HORA DA REFEIÇÃO! COMO FAÇO MEU FILHO COMER?

Gente, estou ficando maluquinha de novo! Apesar de eu não ser a Luluquinha! hehe
O Lê está com 2 anos e não está comendo mais como antes,  ele comia super bem! Agora está dificil!  Então comecei a  fazer uma pesquisa na internet e estou vendo que isso é normal, a diminuição do interesse das crianças em comer a partir de dois anos, ou até menor ainda, pois além do crescimento delas diminuir, elas  começam  a se identificar como seres com opinião,  e querem expressar esta opinião na hora de comer, só para deixar a mamãezinha maluquinha!


Dicas para a criança se interessar mais pelo pratos:


- Não exagerar  nas porções.Um cardápio repetitivo ou um prato cheio são mesmo desanimadores. Uma boa ideia é aproveitar o momento para trocar o pratinho dele ou comprar talheres novos. Se ele come com colher, presenteie-o com garfo ou uma colher de metal, "pois agora ele já cresceu e vai poder comer como gente grande".

- Substitua: Procure cozinhar tipos diferentes de arroz e de feijão (preto, branco, vermelho) ou simplesmente dê um tempo e substitua por batata, cará, inhame, mandioca, mandioquinha, batata-doce, purês e farofas.

- Sempre que possível, coma junto com seu filho. A criança gosta de se sentir participante e precisa do modelo dos pais.


E tem dias em que ele não vai estar com apetite para determinado alimento ou vai ter mais ou menos fome, assim como acontece com o adulto.  Quando isso acontecer, nada como coisas fáceis de comer com a mão: mini-sanduíches, ovo de codorna, ervilhas, tomate-cereja, pepino e cenoura em palitos, milho em espiga, frutas (como uvas ou ameixa, por exemplo) e até macarrão frio. 

O contato com a comida faz parte das experiências sensoriais da criança. Por esse motivo é bom permitir que ela coma alguns alimentos com as mãos de vez em quando. Crie também oportunidades de novas experiências, levando seu filho a provar alimentos variados – novos sabores de pizza, receitas diferentes, comidas de outros países, culinária regional... Esse pode ser um programa interessante para toda a família.

(Reportagem:  http://panelinha.ig.com.br/site_novo/meuBlog/marciadaskal--1033)

Brigas na hora da refeição! Se seu filho de dois anos recusa-se a comer tudo que você coloca à sua frente, vocês dois iniciaram uma guerra alimentar e, nesse caso, não adianta confrontá-lo. Experimente os seguintes métodos:
  • Tire-o da mesa e tente novamente em algumas horas, na próxima refeição.
  • Comece com um lanche nutritivo, como queijo, biscoito salgado ou uma fruta. Coloque em uma bandeja e junte-se a ele. Mas não fique olhando, esperando ele comer.
  • Se, mesmo assim, ele continuar se recusando a comer, tire-o novamente da mesa e pare de se preocupar. Criança saudável não morre de fome, nem mesmo nessa idade. Relaxe: ele estará pronto para comer na próxima refeição.
(Reportagem: http://www.pampers.com.br/artigos-crianca-nao-quer-comer#03)

Nenhum comentário:

Postar um comentário