segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Consulta médica de 9 meses

Olá pessoal!!

O Lê foi no pediatra hoje. E hoje, na sala de espera, o Lê levou o primeiro empurrão,  de um bebê de 1ano e 8 meses, que já anda, corre pula, enquanto eu conversava com a mãe dele. A mãe do gurizinho pediu desculpa, apesar de não ter sido nada demais. Na verdade eu estava só olhando para ver a reação do Lê, e claro, para protegê-lo caso necessário.
Mas não bastasse o empurrão, o menininho pegou  o chocalhinho do Lê (eu fiquei segurando para  o menino não levar para longe), e nisso, o Lê tentou pegar o brinquedo de volta, ou seja, ele foi corajoso e tentou recuperar o brinquedinho! Isso aí garoto, é preciso enfrentar o problemas da vida com peito!)
Oh, ver meu homenzinho interagindo com outra criança foi super curioso! Acompanhar  a evolução de uma criança é um máximo!


O Lê está com 8.530g e 72cm

Refeições:

Bom, vamos falar sobre o cronograma de  uma criança de 9 meses::

Se o nenê acordar de manhãzinha, umas 6h - Mamá
8h - Café da manhã
10h- Suco de fruta (com ferro, conforme recomendação do pediatra)
12h- Almoço e sobremesa
13h - Adtil (Vitamina D),melhor dar separado das refeições para ajudar na melhor absorção)
15h- Fruta+ Leite
18h - Janta e sobremesa

Deve-se sempre seguir bem os horários escolhidos!

Café da manhã:
Fruta, mingau de aveia, de maizena ou miolo de pão embebido no leite (Obs: pediatra não recomendou  alimentos tipo mucilon por ser menos natural), iogurte natural batido com fruta.

Almoço
Achei muito boa a indicação  do pediatra de como introduzir alimentos salgados na dieta da criança, a partir dos  7 meses. Ele disse para  fazer sopa  de legumes, com o seguintes ingredientes:

  • 1 verde (verduras como espinafre, couve, ou qualquer outra)
  • 1 amarelo (beterraba, cenoura, abóbora)
  • 1 branco ( demais legumes)
  • carne ( de frango ou gado)
  • sal, cebola, alho, óleo, tempero verde
Mas agora com 9 meses o pediatra acrescendo à alimentação:


  • Carnes: introduzir fígado de boi, peixe na sopa (linguado, cação - que deve ser aferventado antes, pescada), ou carne mal passada para chupar
  • Acrescentar feijão amassado, ervilha, lentilha, ou grão de bico


Sobremesa: gelatina, pudins e flans de cores neutras, como chocolate, baunilha, coco, e  fazer em copinhos de café. Servir no máximo 2 unidades em cada refeição, 2x ao dia,  uma no almoçou e outra na janta. Ainda, pode-se servir geléia de mocotó (marca colombo que é natural, ou da arisco que tem diferentes sabores) ou gelatina.

Alimentos que prendem o intestino: batata, cenoura,  arroz

Alimentos que soltam: laranja, mamão, abóbora, aveia ( mas deve-se sempre tomar bastante água para as fibras fazerem o efeito correto), ameixa. Dá para fazer suco de laranja com mamão, ou também chá de ameixa.

Desenvolvimento e Comportamento:
Em relação ao desenvolvimento do bebê, o pediatra  disse para não forçar nada, deixar o bebê no seu ritmo, porque caso se force alguma situação que ele venha a sentir medo, ele pode regredir em alguma habilidade nova, e demorar mais para conquistá-la novamente.

O Lê está dando tchauzinho, e batendo pecinhas, como habilidades novas. Ele já engatinha e se pendura nas coisas muto bem! Ah, o safadinho começou a tirar as coisas das gavetas! Mas eu pego este guri! hehe

Em relação ao NÃO, segundo informações técnicas, o melhor é não usar com frequência esta palavra.
Caso a criança mexa  no celular , deve-se falar:  Se você mexer no celular vai estragar porque não é brinquedo, ou seja, explicar.









Nenhum comentário:

Postar um comentário